Oops! Sorry!!
This site doesn't support Internet Explorer. Please use a modern browser like Chrome, Firefox or Edge.
Fornecedora de catering
A história de uma cliente, Laura.
Laura é uma excelente fornecedora de catering independente, e é extraordinariamente bem-sucedida.
No entanto, por causa de um divórcio, a sua vida mudou drasticamente. Laura sentiu-se muito sobrecarregada, pois estava a lutar para sobreviver e cumprir com as suas responsabilidades. O problema que Laura enfrentou foi duplo.
Primeiro, ela teve de lidar com o trauma emocional do divórcio, enquanto geriu as dificuldades financeiras que este criou. Segundo, teve de se adaptar a um novo papel como mãe solteira, enquanto cuidava do seu filho de 8 anos e mantinha um teto sobre as suas cabeças.
Sentiu-se constrangida e envergonhada, pois teve de pedir ajuda aos seus amigos, e mesmo a estranhos. E ela não tinha família por perto. Na sua mente, sentia que estava a perder o controlo e a direção na sua vida. Nesta altura, Laura encontrava-se em um lugar muito sombrio e não tinha qualquer ideia de como seguir em frente com a sua vida. Ela estava presa num círculo vicioso de preocupação com o dinheiro, sendo incapaz de progredir na sua vida, e sentindo-se como um fracasso. Recomendei a Laura que se dirigisse a um terapeuta para a ajudar a lidar com o stress e a depressão que estava a sentir.
Além disso, ajudei-a a estabelecer objetivos para a sua vida e carreira que eram alcançáveis, mas ainda desafiadores. Ao trabalhar comigo, Laura conseguiu recuperar um sentido de controlo sobre a sua vida e restabelecer a sua identidade. Ajudei-a a aprender a gerir o seu tempo, a dar prioridade às suas tarefas, e a organizar a sua vida. Ajudei também Laura a desenvolver um plano de ação para melhorar a sua situação financeira e a construir um forte sistema de apoio.
O resultado
Através destes esforços, Laura pôde começar a avançar com a sua vida e a sentir-se mais segura na sua nova identidade. Laura recuperou o seu sentido de controlo e autoestima e foi capaz de gerir os seus níveis de stress, recentrar a sua energia e recursos, e recomeçar o seu negócio. Laura foi também capaz de manter um estilo de vida saudável e de encontrar formas de cuidar de si mesma.
Ela foi capaz de criar um equilíbrio saudável entre a sua vida e o seu negócio. Começou a dedicar-se a atividades que lhe agradavam. Foi também capaz de encontrar um novo propósito na sua vida e de encontrar uma forma de sustentar o seu filho e a si mesma. Laura é agora uma mulher de negócios bem-sucedida e um modelo a seguir para o seu filho.
Dona de casa
A história de Betina.
Ela estava a lidar com a súbita morte do seu marido e com a responsabilidade financeira de cuidar dos seus filhos e da sua mãe idosa, enquanto lidava com a sua própria dor. Isto era um enorme fardo emocional e financeiro. Consegue imaginar como foi difícil para ela lidar com todas as suas responsabilidades? Consequentemente, ela também começou a ter problemas de saúde e a ficar muito endividada.
Comecei também por ouvir a história de Betina e oferecer-lhe um espaço compassivo e sem juízos de valor para falar do seu luto e da sua situação. Sugeri que se ligasse a um profissional de saúde mental para a ajudar a lidar com o seu luto.
Depois explorei a sua situação financeira e as opções disponíveis para ela. Ajudei-a a desenvolver um plano que se dirigia tanto às suas necessidades a curto prazo como aos seus objetivos a longo prazo.
A solução
Este plano incluía a orçamentação, a compreensão das suas obrigações financeiras, a exploração de formas de gerar rendimentos adicionais e a identificação de outros recursos disponíveis na comunidade que a poderiam ajudar financeiramente. Ter o seu plano financeiro feito à medida era essencial para a sua segurança futura e paz de espírito.
O resultado
Ajudou-a a aliviar o stress da situação financeira para se preparar para o inesperado. Deu-lhe um sentido de controlo e o conhecimento de que estava a fazer o melhor uso dos seus recursos, pelo que pode proporcionar a si própria e aos seus entes queridos. Finalmente, encorajei-a a cuidar de si própria, envolvendo-se em atividades que lhe trouxessem alegria e lhe proporcionassem um sentido de propósito.